Uma das decisões mais importantes que um empresário precisa tomar é qual assessoria de imprensa ele vai contratar. Para isso, é imprescindível fazer algumas perguntas cruciais para a equipe e assim saber se a mesma pode ou não fazer parte da empresa. Pensando nisso, separamos 5 perguntas matadoras para escolher uma assessoria de imprensa. Confira!
1º Pergunta ao escolher uma assessoria de imprensa!
Levando em consideração o briefing fornecido, quais são os maiores desafios da minha empresa? Quais as principais chances de mídia que temos?
Sempre faça essa pergunta as assessorias de imprensa candidatas a fazerem parte da sua empresa. Esse questionamento mostrará a profundidade do entendimento dela sobre sua empresa e a perspectiva da mesma em relação às mídias. Por mais que as respostas não sejam muito específicas, elas vão indicar quão atenciosa é a assessoria.
2º Pergunta ao escolher uma assessoria de imprensa!
Como essa assessoria incorpora as mídias sociais e digitais nas suas campanhas?
As mídias sociais e digitais estão cada dia mais importantes para o fortalecimento de uma marca. Então, a assessoria de imprensa precisa estar ligada a elas e saber como usá-las. Para ter certeza peça exemplos específicos de como eles utilizam as redes em prol de um cliente e quais resultados obtiveram.
3º Pergunta ao escolher uma assessoria de imprensa!
Qual é sua experiência no ramo? Sua assessoria tem contatos com as mídias que desejamos atingir? Essa assessoria já trabalhou com clientes do mesmo ramo que o nosso?
Claramente a assessoria precisa ter experiência, mas é importante saber se a mesma tem experiência no ramo de atuação da sua empresa. Peça para que ela descreva as campanhas que já realizou e também quais foram os resultados atingidos.
4º Pergunta ao escolher uma assessoria de imprensa!
Como vocês medem o sucesso e o valor que traz para o cliente?
Nunca se esqueça que é essencial determinar o retorno da contratação de uma assessoria. Por isso, descubra como a equipe monitora seu trabalho e como mede o valor que trazem à sua empresa. Pergunte quais relatórios a assessoria entrega e com qual frequência. Tais respostas vão mostrar se eles estão ultrapassados na contabilização de impacto ou se estão prontos o bastante para lidar com a mídia.
5º Pergunta ao escolher uma assessoria de imprensa!
Quanto essa assessoria cobra?
Quanto cobra uma assessoria de imprensa é muitas vezes um fator determinante para várias empresas. Além disso, descubra como eles vão cobrar, ou seja, se será por release ou mensal. Após esses detalhes, escolha a assessoria que melhor se adequar aos objetivos da sua empresa e peça para que façam um piloto antes de tudo.
Após fazer todas essas perguntas você saberá se vale ou não a pena contratar tal assessoria. Então, faça e comece a usufruir dos benefícios de se obter uma assessoria de imprensa em sua empresa.