Uma das decisões mais importantes que um empresário precisa tomar é qual assessoria de imprensa contratar. Para isso, é imprescindível fazer algumas perguntas cruciais à equipe que poderá ser contratada para realizar este trabalho e, assim, saber se ela fará parte da empresa.
Pensando nisso, separamos algumas perguntas que vão ajudar a escolher uma assessoria de imprensa. Confira!
1. Levando em consideração o briefing fornecido, quais são os maiores desafios da minha empresa? Quais as principais chances de mídia que temos?
Sempre faça esta pergunta às assessorias de imprensa candidatas. Esse questionamento mostrará a profundidade do entendimento dela sobre a instituição e a sua perspectiva com relação às mídias. Por mais que as respostas não sejam muito específicas, elas vão indicar quão atenciosa é a assessoria.
2. Como essa assessoria incorpora as mídias sociais e digitais nas suas campanhas?
As mídias sociais e digitais estão cada vez mais importantes para o fortalecimento de uma marca. Então, a assessoria de imprensa precisa estar ligada a elas e saber como usá-las. Para ter certeza, peça exemplos específicos de como elas utilizaram as redes em prol de um cliente e quais resultados obtiveram.
3. Qual é a sua experiência no ramo? Sua assessoria tem contato com as mídias que desejamos atingir? Essa assessoria já trabalhou com clientes do mesmo ramo que o nosso?
É claro que a assessoria precisa ter experiência, mas é importante saber se ela é especializada no ramo de atuação da sua empresa. Peça para que ela descreva as campanhas que já realizou e também quais foram os resultados atingidos.
4. Como vocês medem o sucesso e o valor que traz para o cliente?
Nunca se esqueça que é essencial determinar o retorno da contratação de uma assessoria. Por isso, descubra como a equipe monitora seu trabalho e como mede o valor que trazem à sua empresa. Pergunte quais relatórios a assessoria entrega e com qual frequência. Tais respostas vão mostrar se ela está ultrapassada na contabilização de impacto ou se está pronta o bastante para lidar com a mídia.
5. Quanto essa assessoria cobra?
O valor cobrado por uma assessoria de imprensa é, muitas vezes, um fator determinante para várias empresas. Além disso, descubra como funciona esta cobrança, ou seja, se será por release ou mensal. Após esses detalhes, escolha aquela que melhor se adequa aos objetivos da instituição e peça para que faça um piloto antes de tudo.
Após fazer todas essas perguntas, você saberá se vale ou não a pena contratar tal assessoria de imprensa. E, assim, começar a usufruir de todos os benefícios de se obter uma.