Você sabe quais são as Qualidades que os líderes possuem? Um estudo do Google mostrou as principais Qualidades para ser um líder bem-sucedido.
Quando você considerar os líderes famosos, como Steve Jobs e Elon Musk, provavelmente observará o carisma, a confiança inabalável e um insaciável desejo de trazer a mudança transformadora.
Mas acontece que essas qualidades frequentemente citadas são mais exceções do que regras quando se trata de definir grandes líderes. Os melhores líderes, na verdade, possuem um conjunto de qualidades que a primeira vista parece contra-lógica.
Nesta matéria você vai ver uma lista de cinco traços de caráter inesperados e comportamentos associados com os líderes de sucesso. Veja abaixo para saber se você está no caminho certo para se tornar um dos líderes de sucesso.
5 qualidades surpreendentes de líderes de sucesso
1) Os melhores líderes de sucesso duvidam de si mesmos.
Embora possa parecer contraditório, auto-crítica e dúvida de si pode ajudar a aprender e a aceitar suas inseguranças, e isso tem efeito profundamente positivo sobre a sua capacidade de liderar. A dúvida nos impede de correr riscos, ajuda-nos a examinar as nossas próprias ações de forma mais crítica, e nos permite tomar decisões mais realistas.
Pessoas com autoconfiança exagerada tende a ser mais propícia a tomada de decisão rapidamente sem uma análise adequada.
Mas acolher a dúvida em sua vida não significa deixar o seu interior crítico te derrubar em cada turno. Tara Mohr, autor de Jogando Big, diz que a chave para usar a dúvida a seu favor é aprender a separar o seu interior negativo crítico, pensamento realista. Isso mantém a mente ligada e leva ao aperfeiçoamento.
“A voz do pensamento realista não vai ser repetitivo”, disse Mohr. “É para a frente que nos movemos e isso pode soar como: Estou recebendo algumas pistas que eu realmente não estou conseguindo tirar o máximo desta equipe ”
A dúvida mantém nossos egos em cheque e nos impede de ficar muito confortável em posições de poder. Os líderes que estão abertos a perguntas difíceis sobre suas próprias habilidades são mais hábeis na adaptação à mudança e constantemente melhoram a si mesmos.
2) Os melhores líderes não tentem a ser completamente independentes.
O retrato convencional de um líder que nos é apresentado nos faz crê que eles são pessoas agressivas, totalmente independentes e auto-suficientes – pioneiros destemidos com as respostas às perguntas que você nem sequer perguntou ainda.
Na realidade, os grandes líderes sabem que não podem fazer tudo por conta própria, e nem tentam. Eles forjam conexões significativas com sua equipe, buscam opiniões conflitantes, e cultivam um ambiente propício para o sucesso de todos – e não apenas a seu próprio .
A colaboração – ao invés de independentes – modelo de liderança não é apenas bom para o moral da sua equipe, é bom para os negócios. Confira este infográfico de The Lead Collaborative Training Co. Abaixo, confira um estilo de liderança colaborativa comparado a um modelo tradicional, independente:
3) Os melhores líderes sabem quando deixar ir (e como fazê-lo).
Muitas vezes quando pensamos em Liderança, usamos os termos de poder e controle, quando, na prática, os grandes líderes sabem quando dar liberdade e deixar outro no poder e controle . Gestão de funcionários significa oferecer direção, orientação e apoio – não impor autoridade e supervisão que sufoca.
Mark Boncheck, o CEO da Shift Thinking™ , acredita que os líderes podem aprender muito sobre o desapego da estratégia tradicional (estilo militar). “Ao longo dos séculos, os militares desenvolveram uma abordagem para gerenciar “a névoa da guerra”. Boncheck escreveu na Harvard Business Review. “Generais precisam garantir o alinhamento com a estratégia, enquanto os soldados precisam de autonomia para responder às novas condições”.
Para gerir esta tensão entre controle e autonomia, Boncheck concebeu um sistema de duas partes a intenção de manter todos juntos, sem comprometer a sua capacidade de responder a mudança.
A primeira parte é a intenção do comandante, que é o objetivo principal e de uma operação. Nos negócios, a intenção do comandante muitas vezes tem formato de uma declaração de missão ou objetivos organizacionais de alto nível.
A segunda parte é a doutrina , que Boncheck diz que muitos líderes não levam em conta. A doutrina é constituída pelos “princípios de ações de guia de apoio aos objetivos”. Em um sentido do negócio, a doutrina capacita funcionários para tomar decisões independentes, dizendo-lhes como aproximar objetivos da empresa, ou seja, quais os comportamentos são apropriados em busca de um objetivo.
Quando os líderes comunicam uma doutrina para seus empregados, eles não têm como supervisioná-lo constantemente sua atividade. Eles podem voltar com confiança, sabendo que seus empregados estão bem equipados para lidar com qualquer situação com um conjunto orientado de princípios.
4) Os melhores líderes são previsíveis.
Líderes são vistos como transformadores, gênios e inovadores que estão constantemente a desbravar novos caminhos … certo? Errado. O estudo do Google descobriu que o oposto pode ser verdade.
Quando a equipe de recursos humanos do Google buscou as qualidades para fazer líderes de sucesso na sua empresa, eles descobriram algo surpreendente: A qualidade que melhor indicava líderes de sucesso não era sua extraordinária visão e inovação, a sua propensão para provocar a mudança, ou mesmo a sua IQ – era sua previsibilidade .
“Se seu gerente está em todo o lugar, você nunca vai saber o que você pode fazer, e você está indo para experimentá-lo como muito restritiva”, Laszlo Bock, vice-presidente sênior de operações de pessoas no Google, disse Inc . “O que os líderes de sucesso fazem é constantemente compartilhar ideias e informação com a suas equipes dando a eles a chance de experimentar uma enorme liberdade e envolvimento”.
Quando os líderes são previsíveis, as pessoas que geram têm o espaço para progredir de forma independente e tomar decisões, sem ter que se preocupar com o feedback do chefe. isso melhora no processo criativo e na claresa de função dos funcionários que operam sob líderes previsíveis.
Não tem que se preparar para mudanças extremas e repentinas. Em vez disso, eles recebem “o espaço mental para fazer um grande trabalho”, como Bock colocá-lo.
5) Os melhores líderes são abertos a influências externas.
Muitas vezes vemos os líderes como pessoas sólidas pelas suas opiniões e princípios, como imóvel que permanece em face dos desafios que ameaça essas crenças. Mas os melhores líderes entendem que serem influenciados por forças externas não é uma fraqueza, é uma chave força.
Psicólogo organizacional Roger Schwarz percebeu que os líderes mais eficazes são aqueles que verdadeiramente são abertos a influências, e pessoas transparentes que sobre influências externas podem ser influenciados.
“Obter resultados muito melhores se ouvir e são influenciados por aqueles que estão em posições diferentes e têm diferentes perspectivas, em vez de confiar apenas nos pensamentos próprios de quem está no poder”, Schwarz escreveu em um recente artigo da Harvard Business Review.
Schwarz explica que os líderes mais altamente desenvolvidos são completamente transparentes sobre o tipo de informações ou argumentos “A este nível, você é um parceiro de pleno direito em ajudar os outros influenciados”, escreveu Shwarz . “Dizer aos outros que tipo de informação irá levá-lo a mudar de idéia.”
Nesta mentalidade, os melhores líderes abordam os desafios para as suas opiniões e crenças a partir da posição de facilitador, em vez de adversário. Eles ajudam os outros a entender por que exatamente eles não concordam, e como o seu parecer possa ser alterado.
Que qualidades você acha que os grandes líderes possuem? Conte-nos nos comentários.