Assessoria de Imprensa Pode Ajudar Atrair Clientes em Tempos de Crise

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Assessoria de Imprensa Pode Ajudar Atrair Clientes em Tempos de Crise

Atrair clientes novos não é uma tarefa fácil e a empresa tem que dispor de tempo e investimento, isso significa um gasto para empresa, um custo, agora isso somado a um período de crise econômica, onde o comportamento do consumidor tende a mudar forçando adaptar-se à uma nova realidade que lhe é imposta, influenciado pela alta dos preços, inflação e uma renda menor, ele vai ter que pensar no que é prioridade antes de fazer uma comprar.

Mas isso não quer dizer que as vendas do seu negócio precisam ficar no negativo, certo?

Veja agora 5 dicas para Atrair Clientes 

  1. Identificar quem é o seu cliente ideal é a primeiro passo para Atrair Clientes

Você sabe o tipo de consumidores que procuram seus produtos? Você já fez uma identificação do seu cliente ideal, a maioria dos empresários não saberiam por onde começar para criar uma análise do cliente ideal.

Ter uma imagem cristalina, um perfil exato de quem você está almejando para cliente, diz  Nicole Beckett  presidente da Premier e conselheira da American Express. “Pense o que faz as pessoas felizes, triste, com medo, aliviado, e depois pense como você pode fazer a vida dela um pouco mais fácil.”

Detalhe o seu cliente ideal e evite fazer um público-alvo muito amplo, descreva cada mulher como única, cada homem como único. Poucos produtos abrangem um vasto grupo de pessoas, exagerar no tamanho do seu mercado vai impedi-lo de desenvolver estratégias direcionadas viáveis e atrair clientes errados.

A assessoria de imprensa pode desenvolver diversas estratégias, incluindo a identificação do público-alvo que a empresa deseja atingir. O primeiro passo é entender qual é público-alvo.

Com a missão do público-alvo feita o próximo passo é identificar qual os melhores veículos que vão ter maior chance de resultado. Para isso é criada uma estratégia de mídia e um cronograma bem estruturados e aprovado pela empresa, dessa forma será possível trabalhar com todos os tipos de veículos, revistas, blogs e até portais on-line de tempo real.

  1. Para Atrair Clientes é preciso descobrir onde ele está.

Com o seu cliente ideal em mente, identifique os lugares onde eles são encontrado (mídia sociais, assuntos de interesse, revistas, conteúdo online, conteúdo offline, etc.), em seguida criar conteúdo de interesse para eles.

Diz Jeff Motter , CEO e diretor de marketing de East marketing Group Bay.
Descobrir onde estão os clientes vai depender da natureza do seu negócio. Alguns locais on-line incluem fóruns e mídia social, comentários no seu próprio site e as de empresas concorrente ou similares.
No Off-line, pode encontrar uma abundância de clientes potenciais em conferências e convenções.

Outro ponto importante é a definição de quais assuntos ou temas são importantes para cada empresa. Na assessoria de imprensa, o tema deve gerar relacionamento, motivação e integração para o público alvo, e, para os clientes e fornecedores, engajamento. Assim, os temas devem ser pensados dentro desses objetivos.

O meio de transmissão da mensagem, também deve ser pensado, considerando o assunto e a quem se destina.  Na assessoria de imprensa, utiliza-se, geralmente, os press releases, áudio releases, press kits, entre outras.

  1. Conheça o seu negócio por dentro e por fora

Compreender sua empresa e ter um conhecimento abrangente de seu produto ou serviço é fundamental para ser capaz de atrair novos clientes. Quando você sabe os pontos fortes e pontos fracos dos seus produtos, e ainda o que as pessoas falam positivamente e negativamente dele isso vão construindo uma história para o produto, ao analisar o passado vemos a evolução do produto possibilitando melhora-lo.

assessoria de imprensa vai ser muito útil para gerar uma comunicação adequada tanto da melhoria feitas ao produto ou serviço, como na administração de informações negativas.

Muitas vezes o que o consumidor deseja é compreender mais sobre o produto e ter uma resposta para sua duvidas e a assessoria de imprensa auxilia através de releases gerando uma informação extremamente necessária e com isso atrair mídia espontânea junto ao consumidor

  1. Posicionar-se como a resposta certa para Atrair Clientes

 

Dê aos seus clientes potenciais, uma boa razão para experimentar seus produtos ou serviços, isso é o primeiro passo para torná-los clientes fiéis. Segundo Jason Reis proprietário da Flehx Corp fez o seguinte comentário:
“Fornecer valor produtos ou serviços (falar das vantagens), mostrar ao consumidor seu conhecimento e que tem pleno entendimento dos problemas que eles estão enfrentando e como será resolvido com a sua solução”, e ainda é possível a criação de conteúdo via webinars, posts em blogs, entrevista de convidado (especialista na área), ou montar eventos e encontrar as pessoas que são possíveis consumidores ou parceiros. Isso tudo vai começar a atrair seguidores, e se somar isso a uma estratégia de funil de vendas estruturada, você será capaz de converter em seguidores, fãs da marca, clientes e defensores da marca. ”

  1. Tente dar resposta direta para Atrair Clientes

Uma assessoria de imprensa prepara a empresa para dar respostas diretas ao consumidor. Então, uma equipe prepara de comunicação se reúne e faz sessões intensivas de brainstorming  e discute sobre como agilizar a informação. Com esse tipo de atividade a empresa pode perceber que algumas das situações adversas são transformadas em situações favorável e também pode começar a pensar em possíveis soluções para melhorar a comunicação com seus clientes. Para obter o melhor resultado mesmo em tempo de crise a assessoria se prepara gerenciar a situação mesmo antes de ela acontecer.

Atrair Clientes em Tempos de Crise

Encontre e treine os porta-vozes

Quando a crise se instalar, o plano de comunicação deve ser executado e com isso identificar os porta-vozes da empresa, ou seja, aqueles que vão falar com a mídia e demais sobre a posição na organização em meio ao acontecimento. Após encontrar as pessoas certas a assessoria de imprensa vai treinar essas pessoas para que saibam lidar com qualquer tipo de pergunta, situação ou pessoas.

O que os porta-vozes da organização durante uma situação de crise devem ter:

  • As competências adequadas
  • A posição correta
  • O direito de formação

Crie comunicados prévios

Por mais que a redação final da mensagem deva esperar o fim de uma crise real, ter mensagens prévias para uso imediatamente após o desencadear de uma crise podem ser construídos com antecedência. Assim, demonstra a eficácia tanto da empresa perante a sociedade como da assessoria perante seu cliente.

Essas são apenas algumas das principais funções que a assessoria de imprensa executa. Não deixe os problemas chegarem para procurar a solução, contrate sua assessoria esteja preparado.

 

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