Geralmente as empresas associam publicidade a fortalecimento da marca e outras vantagens, descartando o poder que a mídia espontânea pode ter. Isso acontece porque a empresa não tem uma equipe especializada para te orientar nesse quesito ou simplesmente não consegue gerar mídia espontânea com eficiência. Então, decidimos explicar em detalhes qual a diferença entre publicidade e mídia espontânea. Confira e acabe com as suas dúvidas!
O que é publicidade?
A publicidade nada mais é que uma técnica de comunicação em massa, que objetiva oferecer à mídia informações sobre produtos ou serviços com fins comerciais. Essa veiculação nos meios de comunicação é paga pela empresa interessada e tem inserções pré-estabelecidas. Normalmente o valor pago, dependendo da mídia, é alto e se o meio, o horário, o tempo e as informações que serão transmitidas não forem bem analisadas e levando em conta o público-alvo tudo será em vão.
E a mídia espontânea, o que é?
A mídia espontânea digamos que tenha mais poder do que a publicidade em si. Isso porque a inserção espontânea não é paga, ou seja, somente é veiculada se a mídia decidir notificar determinada mensagem sobre a empresa ou cliente. Esse ato acarreta credibilidade porque a empresa não pagou e sim foi escolhida pela imprensa, podendo ser por competência, qualidade de produto, serviço, entre outros. Esses fatores são observados pelos receptores de informação que começam a agregar credibilidade e valor à marca, escolhendo ela diariamente não porque ela paga publicidade como qualquer uma pode fazer, mas sim porque uma equipe de jornalistas escolheram ela para basear suas informações.
Agora que entende a diferença entre publicidade e mídia espontânea, contrate uma assessoria de imprensa que saiba lhe trazer esses resultados e garantir maior credibilidade, força de marca e, consequentemente, vendas concretas à sua empresa.